segunda-feira, 27 de maio de 2013

Itinerário completo e atualizado de Guru Maharaj

Jay, queridos devotos e irmãs queridas
Temos novidades...
QUINTA, 30, as 18h30 temos encontro da Família VRINDA (ista gosti) pra organizarmos bem o Festival. Contamos com a presença e apoio de todos vocês!


*
Itinerário completo e atualizado de Guru Maharaj
(sujeito a alterações, em caso de dúvida escreva para vrindabr@ig.com.br)
Se preparem, consigam atestados :D pra estar mais tempo com nosso querido Gurudeva

1 - sexta - Boas vindas a SP 
02 - terça  -  viagem a Belém  
03 - quarta  -  Belém  
04 - quinta  -  Belém   
05 - sexta  -  Belem a SP, Harinam SP e conferência externa SP
06 - sábado  -  Guarujá, Rasa Yatra  Shakti
07 - domingo   -  Maha Festival em SP com iniciações, Festival no Parque da Aclimação Amor Universal
08 - segunda  -  Vrinda Bhumi
09 - terça   - Vrinda Bhumi
10- quarta   - Vrinda Bhumi
11- quinta  -  Santuário de Harmonização Planetária/ Juquitiba (pelo dia)
12 - sexta  -  Guru Maharaj em SP
13 - sábado  -  despedida no Aeropuerto, viagem a Miami

14 - domingo - Festival de despedida  SP
15 - segunda - despedida no aeroporto

Por favor, participem desse belo festival para que muitas pessoas cantem o Maha Mantra!
Estou a serviço de vocês
com carinho
Gourangi

* E lembramos que Srila Bhakti Raksak Swami chega na quinta de noite e dará aula as 7h e as 19h na sexta e sábado vamos para o guarujá e domingo tem festival shakti com palestra desse nosso irmão espiritual.
Meditação de Maharaj Mangala especialmente pra vocês


            Bhagavad Gita Cap 11 verso 55

Mat karma krn mat paramo

Mad bhaktah sanga varjitah

Nirvairah sarva bhutesu

Yah sa mam eti pandava


Meu querido Arjuna, a pessoa que se ocupa em meu Serviço Devocional puro, livre de contaminações de atividades anteriores e da especulação mental, que é amigável para toda entidade viva, certamente vem a mim.

No significado desse verso Srila Prabhupada explica que existem quatro requisitos para ir ao mundo espiritual:
1. Trabalhar para Krsna,
2. Fazer de Krsna o objetivo supremo da vida,
3. Praticar serviço devocional puro livre de karma e jnana
4. Ser amigo de todos os seres.

Assim Srila Prabhupada disse que o exemplo preferido das pessoas sobre quem é  um verdadeiro amigo é Jesus pois ele sabia que se ele pregasse a palavra de Deus seria assassinado. Outros exemplos de verdadeiros amigos são Prahlada Maharaj, que sabia que se pregasse Visnu Bhatki na escola seria oprimido por seus professores e seu pai que já tinha tentado assassiná-lo de 8 diversas maneiras.

Outro exemplo de amigo é Srila Haridas Thakur que por ter nascido em corpo muçulmano, foi castigado por estar cantando os Santos Nomes e pregando a Consciência de Krsna - inclusive foi torturado em 21 mercados. Dessa maneira, Srila Prabhupada  nos explica que um amigo real é aquele que nos fala a verdade e que está disposto a viver sacrifícios para poder ajudar as  pessoas entregando conhecimento espiritual. Isso significa ser um amigo de todos.  Como dizia Prahlada Maharaj, não fazer distinção entre amigos e inimigos compreendendo que esses conceitos estão baseados no conceito corporal onde pensamos que as pessoas que favorecem nossos apegos são nossos amigos e as pessoas que vão nos privar de nossos apegos são nossos inimigos.

Então, em nossa filosofia se dá muita importância em ser amigos, se dá muita importância a solidariedade vaisnava, inclusive Srila Prabhupada dizia que um graveto sozinho pode ser quebrado facilmente mas o mesmo não pode ser feito com vinte gravetos, é difícil. Uma frase que também explica esse conceito é a seguinte: “ou crescemos unidos ou nos afundamos separados” assim Krsna quer que nessa vida aprendamos a ser amigos uns com outros e dessa maneira obteremos a qualificação para ir ao mundo espiritual, de volta ao lar.

Essa é a escola de Srimati Radharani, o amor de Sri Radhe é o amor que todos estão buscando mas as pessoas ainda não se deram conta e estão absortas em tentar suprir o vazio que elas sentem em seu peito com consumismo, fama, sexo, amizade falsas, baseadas no corpo e nos interesses materiais. Todas as pessoas nesse mundo estão carentes e como as pessoas podem suprir essa carência? A resposta é só se conectando com o amor de Sri  Radharani, ela é Bhakti Devi. A rainha da devoção, do amor espiritual.

A característica do amor de Srimati Radharnani é ser suave, delicado, compreensivo, muito misericordioso e incondicional. É o amor que ela sente por Krsna e quer que todo mundo tenha acesso a ele. Assim ela trabalha diretamente com Sri Nityananda que está levando sempre novos recrutas, salvando os caídos através de seus agentes, os devotos puros, os mestres espirituais que estão iluminando o mundo, indicando como se conectar com o mundo do amor real. Assim podemos concluir que o único amor que pode suprir o vazio que nós sentimos dentro é o amor de Sri Sri Radha e Krsna, de Sri Nityananda, Sri Gouranga e Srila Gurudeva.

De todos esses aspectos nós nunca vimos as Divindades, o único que conhecemos é o Guru que é muito atarefado em Kali Yuga já que tem poucos gurus e muita gente carente. Portanto ele se vê obrigado a viajar  incansavelmente pelo mundo todo tentando abrigar o máximo de pessoas possíveis para aliviar-las do sofrimento de Maya. Então nosso acesso ao amor verdadeiro é difícil já que poucas vezes podemos estar em contato com um devoto ouro, um mestre espiritual genuíno, então como podemos suprir esse vazio que sentimos no peito?

Surge uma resposta muito importante: devemos compreender que o Guru e Krsna são amantes perfeitos já que eles são infalíveis (acyuta). No entanto, temos que continuar lutando para avançar espiritualmente e sem a presença do Guru se torna muito sofrido tolerar esse mundo material - precisamos amigos que nos aliviem esse caminho tão tortuoso. Esses são os irmãos espirituais, os vaisnavas, que talvez não sejam puros, não tenham um amor perfeito ainda não saibam amar, pode acontecer que falhem muitas vezes e cometam erros.

Mas mesmo assim, eles querem nos ajudar, eles possuem um pouquinho de amor, talvez eles não tenham um grande amor como um Guru ou um devoto puro mas eles tem um amor humilde que tem a boa intenção de querer ajudar e dar o melhor de si, para encaminhar as pessoas ao verdadeiro refugio: Sri Guru e Gouranga. Analisando com carinho, evitaremos ser governados pela mente que nos faz pensar que se uma pessoa falha e comete erros não é digna de ser servida, de confiança, de amizade.

Mesmo que tenham pouquinho amor em comparação a um devoto puro, esse pouquinho amor se torna um oceano de amor em comparação a esse mundo material vazio, cruel e agressivo. E são esses irmãos espirituais que nos acompanham dia a dia, eles são os vinte gravetos que se juntam para não ser quebrados. Se você junta um pouquinho de amor e mais e mais um pouquinho, assim por diante, todos juntos vão formar um grande amor para assim poder representar o coração de nossos gurudevas.

Esse é o poder da amizade! Para essa amizade acontecer devemos aprender de Srimati Radharani e Sri Nityananda, eles são compreensivos como diz Krsna no Bhagavad Gita cap 3 verso 26: “que os sábios não perturbem as mentes daqueles que estão apegados. Eles não devem ser incitado a se abster do trabalho e sim animados a trabalharem com devoção. Neste verso, Krsna nos ensina a ser compreensivos com nossos irmãos espirituais e as pessoas em geral, desenvolvendo aquela empatia que nos permite compreender as dificuldades do próximo, o que eles estão sentindo, quais são suas dificuldade, desejos... E com base nisso tentamos ajudá-los ocupando-os em serviços de acordo com seus apegos, limitações, necessidades.

Isso significa ser um amigo de verdade, não uma pessoa que impõe a verdade, e sim que fala a verdade de uma maneira amável. E falar de maneira amável não significa falar com uma voz baixinha e de maneira agradável; significa ser compreensivo, e sempre animar, animar, animar, animar, apoiar as pessoas incondicionalmente inclusive se eles tem desejo de fazer algo que não parece muito correto. Devemos compreender e muitas vezes lhes dar o tempo que eles precisam para poderem mudar seu comportamento. 

Dessa maneira, compreender também significa dar o tempo que as pessoas precisam para seguir o processo de maneira gradual. Ser amigo também significa sempre estar a disposição de ajudar independentemente estejamos felizes ou triste, ser amigo também significa ser um bom devoto, praticar nosso sadhana , ser um bom exemplo, servindo guru-vaisnavas-bhagavan. Ser um bom amigo significa saber escutar, se dar o tempo, estar disponível para dar atenção as pessoas e dar justamente o que você quer receber. Como diz nosso querido Guru Maharaj, “ser feliz fazendo feliz aos demais”.

Então, não nos afundemos separados e cresçamos unidos aceitando as pessoas como são, querendo elas como são, apoiando-se mutuamente.
 
Seu servo e amigo

Mangala Swami

Nenhum comentário:

Postar um comentário