quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Tour Inbound a VRINDA BHUMI no Feriado de 15 de Novembro

Vamos relaxar em Vrinda Bhumi,
nossa linda fazenda em Minas Gerais
no feriado de 15 de novembro :P 

Confirmações até dia 10!
Não deixe para a última hora :)

 vrindabr@ig.com.br  


Caminhadas, Filosofia Védica, Alimentação Vegetariana que cura, horta orgânica, Yoga Inbound, workshop de permacultura e vivência de Bhakti Yoga com BV. Puri Swami.

Facebook: Vrinda Bhumi
Blog: volunteeringvrindabhumi.blogspot.com


Atenção: Como dia 20 de novembro é feriado, existe a
possibilidade de extender o Tour até esse dia, ou seja, de 15 a 20!



PRÓXIMO TOUR A VRINDA BHUMI: de 15 a 18 de NOVEMBRO (feriado da proclamação da república) de 2012
Mais informações com Gourangi: vrindabr@ig.com.br / (11) 5908-01361



Boa companhia


Ah, que delícia...


Exuberância de Minas Gerais


Bhakti Yoga com BV. Puri Swami


Natureza te abraça


Caminhas ecológicas, esse é o Caldeirão


Arte terapia :)



Workshops de Permacultura



Tranquilidade

Horta orgânica

Na fazenda tem mais de 10 cachoeiras!

Saiba mais sobre o que temos em VRINDA BHUMI:
COB
Cob é um material de construção composto por terra, areia e palha, similar ao adobe. O Cob é a prova de fogo, resistente a atividade sísmica e com custo quase nulo. Pode ser usado para criar formas artísticas, esculturais e tem sido divulgado recentemente pelos movimentos de sustentabilidade ecológica e construção natural.
As paredes de Cob são necessariamente grossas e as janela portanto ficam em nichos profundos, dando as construções uma aparência interna característica. As paredes espessas também servem como massa térmica, fazendo com que a casa tenda a ficar quente no inverno e fresca no verão, funcionando bem em períodos mais curtos, tornando a temperatura interna fria de dia e quente a noite. Surpreendentemente, o material é totalmente estável em climas úmidos e chuvosos, e contanto que a estrutura seja cuidada apropriadamente o Cob não se deteriora;
ADOBE
Essa técnica consiste em moldar o tijolo cru em fôrmas de madeira, onde o bloco de terra é seco ao sol, sem que haja a queima do mesmo. A mistura a ser moldada pode ser feita apenas com água e terra ou com o acréscimo de estabilizante e fibras naturais. Amassando com os pés, forma-se uma mistura plástica.
A construção feita com este tijolo torna-se muito resistente, e o interior das casas muito fresco, suportando muito bem as altas temperaturas.
As construções de adobe devem ser executadas sobre fundações de pedra comum, xisto normalmente, cerca de 60 cm acima do solo, para evitar o contato com a umidade ascendente (infiltração), que degradaria o adobe. Da mesma forma é importante a construção de coberturas com beirais a fim de proteger as paredes das águas de chuva. As paredes devem ser revestidas para maior durabilidade.
É recomendada a construção de adobe no período de seca, pois o tijolo não deve ser exposto à chuva durante o processo de cura, uma vez que o barro se dissolve facilmente. No entanto, depois da construção coberta, ele resiste sem problema algum, com grande durabilidade.
SUPER ADOBE
É um material vernacular (vernacular: todo o tipo de arquitetura em que se empregam materiais e recursos do próprio ambiente)  usado na construção civil. É considerado uma evolução do adobe e seu processo construtivo é uma forma rudimentar de alvenaria. Super adobes são tijolos de terra local crua, sacos de polipropileno e água, moldados no próprio local por processo artesanal ou semi-industrial.
A principal característica do super adobe é sua simplicidade e rapidez em relação ao adobe comum. A terra deve ser argilosa.
As vantagens do super adobe são: Rapidez na conclusão da construção; Grande resistência, suportando conturbações variadas; Conforto térmico; Custo baixo; Qualquer tipo de solo serve.
A preparação é simples e feita no próprio local. Pode ser feito com qualquer tipo de terra local umedecida, coloca-se a terra local crua em sacos de polipropileno onde ela é socada (com auxilio de um socador) e em seguida já se coloca no local onde vai ser a parede, em fiadas de 20 cm de altura. Quando a parede estiver na altura desejada, retira-se os sacos de polipropileno das laterais e reboca-se a parede.
HORTA PERMACULTURAL
A horta permacultural tem um desenho mais orgânico, em formato de espirais ou grãos de feijão, meia-lua, pequenos círculos concêntricos, enfim, conforme a criatividade e adequação ao espaço. Outra característica importante nessa horta é a não utilização da monocultura, expressando-se assim pelo mix de hortaliças, ervas medicinais, frutas, tubérculos, legumes e até flores.
Biodiversidade é a palavra de ordem na horta permacultural, ou seja, muitas espécies juntas, trazendo o equilíbrio próprio da natureza.
A permacultura se baseia muito nessa idéia dos ciclos naturais, abastecidos de tal forma que sejam mínimas as necessidades de interferência humana, tal como ocorre nas áreas silvestres.
Neste caso, o mato toma conta da horta, pois quando se deixa o mato crescer, permite-se que plantas nativas cresçam espontaneamente. Comer folhas de plantas mais rústicas e nativas também é saboroso e nutritivo.
Na horta permacultural, a diversidade atrapalha as pragas. Doenças comuns em folhas de alface, por exemplo, são mais difíceis de serem disseminadas, uma vez que as plantas companheiras, de outras espécies, funcionam como barreiras. Além disso, as flores atraem os insetos, que deixam de se alimentar da lavoura. As alturas e densidades diferentes das plantas colaboram para a criação de microclimas, que possibilitam locais com quantidades distintas de insolação e água, o que torna o lugar ainda mais rico em biodiversidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário