quinta-feira, 14 de junho de 2012

Roda de conversa, cinema, arte consciente: MUDANDO O MUNDO

É essa sexta! Cine + Palestra com o fundador da Revolução da Colher internacional! 
Não perca! 
SEXTA dia 15
Matilha Cultural na r.Rego Freitas, 542 - República
As 19h com Entrada Franca 


Roda de conversa, cinema, arte consciente

Com Ulrich Harlan (Srila B.A. Paramadvaiti Swami) - 

FUNDADOR DA REVOLUÇÃO DA COLHER INTERNACIONAL

Quais são os verdadeiros motivos para a pobreza em várias partes do mundo? Quais são os contratos internacionais firmados em nome do desenvolvimento que ignoram o direito à vida? Quais os equívocos contados ao longo da história? Vivemos em um neocolonialismo? Saiba as respostas para essas e outras e questões e ainda reflita sobre as responsabilidades individuais diante da crise civilizacional.
Lançamento do documentário em português: Mudando o mundo
Documentário:
Mudando o mundo (Cambiando el Mundo – En tuas manos esta lo cambio), idealizado por B.A. Paramadvati Swami, reflete sobre diversas problemáticas sociais e ambientais e apresenta alternativas para um modo de vida mais sustentável e consciente. O documentário reúne trechos de outras produções e segue uma linha narrativa com intervenções de entrevistas e comentários. Editado em 2010, apresenta informações sobre o contexto social e os mecanismos de poder que propiciaram o aumento dos problemas do planeta.

O documentário é dividido por capítulos que tratam dos seguintes temas:
- Exploração animal e humana;
- Meios de desinformação;
- Mecanismos de controle;
- Monopólios farmacêuticos;
- Economia Mundial;
- Arte e Artivismo;
- Racismo;
- Pobreza.
Além de debater esses pontos, no final mostra várias iniciativas práticas de ativismo consciente e boicote pacífico, como, por exemplo, feiras de produtos orgânicos , mídias alternativas, produção de produtos que respeitam os animais, fazendas ecológicas entre outras.
Distribuído na Colômbia, Bolívia, Peru, Paraguay, Uruguai e Chile chega agora no Brasil com a versão legendada. Na cidade de Santiago do Chile, o documentário foi tema de uma conferência realizada por B.A. Paramadvati Swami na Universidade das Américas, uma das mais importantes do país.
Foi produzido em Guatemala e México pela Desperta Produções em parceria por diferentes movimentos e redes ativistas da América Latina. 

O idealizador:
Ulrich Harlan, 59, nasceu em Osterkappeln, na Alemanha. Criado em uma família de intelectuais e músicos, iniciou estudos filosóficos ainda adolescente quando pesquisava sobre personalidades revolucionárias. Aos 24 aceitou a ordem de renúncia de A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada e passou a viajar pelo mundo, pregando o amor universal, a elevação da consciência e a responsabilidade ecológica. Em 1986 fundou a Missão Vrinda e se tornou conselheiro espiritual de milhares de pessoas em mais de 30 países.
É criador de diversos projetos socioambientais, de caráter não religioso, ativos em diversas partes do mundo, em especial na América Latina.
Os mais importantes são:

- Revolução da Colher: Movimento ecológico difunde o vegetarianismo e as práticas sustentáveis e pacifistas como arma contra a opressão social e econômica. Promove encontros, eventos, livros, revistas, sites. É responsável por uma rede de estabelecimentos conscientes espalhados por vários países. Mais informações: www.originalkingdom.com,www.thegoldenpages.info

- Casa da Sabedoria:
Fundação existente em diferentes países do mundo trabalha com formação de voluntários e prática social baseadas nos conhecimentos ancestrais das diversas tradições místicas. É responsável pela aplicação do método de Psicologia Perene, também chamado de Oida Terapia, que se baseia em estudos filosóficos que trabalham a cura pela fé. Mais informações: www.houseofwisdom.org

- Eco Yoga Villages:
Rede de Ecovilas espalhadas pelo mundo onde são oferecidos programas de voluntariados. São cerca de 20 fazendas que fornecem vivências sobre culinária vegetariana, agricultura orgânica, construções ecológicas, arte, entre outras. Como membro da associação Eco Village International Network oferece certificados de validade internacional. Mais informações: www.ecoyogavillages.orgwww.ecotrulypark.orgwww.ecoyogapark.com.ar

- Declaração Latina Americana Consciente em Defesa dos

Direitos da Natureza e dos Animais: manifesto ecológico que prevê diversas ações para a preservação da natureza. Esta sendo produzido primeiramente no Equador com o objetivo de se tornar um projeto de lei nacional.
Bancos de Sementes: organiza redes para a conservação de sementes orgânicas em parceria com Vandana Shiva e Ati Quigua, líder indígena.
Bioconstrução: estimula a arquitetura ecológica nas ecovilas e lugares urbanos.
Biofeiras: promove feiras de produtos orgânicos na Colômbia e outros países da América Latina.
Escola Harmonia de Arte Consciente: a favor da arte como ferramenta de conscientização, promove esse movimento que tem influenciado artistas desde os anos 70, como George Harisson, até os dias atuais, vide portfólio de Bruno Kurru www.brunokurru.com e http://imaterial.net.

Promove ainda diversos programas de conscientização na Índia, entre eles:

- Movimento de proteção dos rios sagrados da Índia: campanha contra construções sobre os rios que derivam dos Ganges um local de peregrinação de muitos yogis, devotos e místicos das diferentes tradições espirituais.

- Limpeza dos lugares sagrados da Índia: Helping Hands é uma ação de conscientização da população indiana sobre práticas ecológicas.

No Brasil é fundador do Centro Cultural Vrinda onde são realizados diversos eventos ecológicos em parceria com a Revolução da Colher de São Paulo. Com forte compromisso ecológico o Vrinda é responsável pela inauguração de inúmeros restaurantes vegetarianos em todo mundo além de promover eventos ecológicos e ecumênicos.
Ulrich Harlan é ainda padrinho da Casa Jaya onde promove conferências sobre ecologia e terapias alternativas.
Também é responsável pela fazenda ecológica de Vrinda Bhumi, localizada na região da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.
Objetivo do evento:
Apresentar um teaser do documentário e a partir dele realizar uma roda de conversa sobre os assuntos abordados no documentário, onde Ulrich Harlan, como idealizador do projeto, irá expor sua experiência de ativista ambiental ao redor do mundo.
A ideia não é só mostrar os problemas, mas apresentar as soluções.


Horário: a partir das 19h

Entrada gratuita
Sejam bem-vindos! =)

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário