domingo, 10 de abril de 2011

O que é Oida Terapia


HOJE AS 15H TEREMOS O ENCONTRO DE OIDA TERAPIA NO VRINDA

Retirado do livro "PSICOLOGIA PERENE - UM MANUAL DE OIDA TERAPIA"

(Por SWAMI B.A. PARAMADVAITI)



para saber mais visite: oidaterapiabrasil.blogspot.com

"OIDA-terapia é uma proposta para curar as condições enfermas da vida por meio da fé. A maior parte do que se constitui este livro foi tomado de discursos dados em meu trabalho diário como terapeuta e conselheiro espiritual.

Abordei as grandes perguntas da vida com pessoas de diferentes círculos culturais, entre eles gente do povo e profissionais altamente educados. Esta experiência direta é uma fonte importante de idéias em minha investigação.

No desenvolvimento da OIDA-terapia entrevistei psicólogos e psiquiatras incrementando meus conhecimentos. De todas estas discussões que pude realizar, o tema da cura não foi abordado com uma atitude holística, na qual se dá espaço aos aspectos e necessidades mais fundamentais do ser humano. Ao mesmo tempo experimentei muita alegria ao ir descobrindo novas incidências que concordavam com a tese fundamental da OIDA-terapia: uma fé sã e vigorosa pode curar-te de todos os males.(...)

A OIDA-terapia se desenvolve ao redor de nossas necessidades imediatas e re-avalia a importância do pensamento, o conhecimento e as crenças. Para avançar positivamente neste processo, temos reunido uma grande quantidade de informação proveniente de muitas tradições místicas diferentes. A OIDA-terapia busca curar circunstancias individuais que se resultam de uma falta de valores devido a uma perspectiva predominantemente materialista da vida. Em meus estudos aprofundei-me na compreensão das escrituras védicas e a tradição iogue, assim a maior parte de nossos exemplos derivam destas fontes. Efetivamente, a OIDA Veda-terapia é um exemplo prático de como a OIDA-terapia pode ser aplicada em todas as tradições místicas. Para obter o melhor beneficio da OIDA-terapia em outras tradições, os especialistas com conhecimento e interesse nesta tradição em particular deverão desenvolver a adaptação correspondente, para que os pacientes, que obviamente vão a inclinar-se por sua própria tradição mística, encontrem ajuda e possam ser curados.

Que tipo de ajuda podemos esperar hoje em dia das tradições espirituais?

Que remédio podem oferecer a nosso dilema individual?

Como podemos reavaliar imparcialmente o valor do que cremos ou acreditamos?

Como podemos avançar em nossa tradição mística para obter força e para deter o negativismo de nossa sociedade moderna?

Como esclarecemos as dúvidas que têm sido as causadoras da perda de nossa fé?

Que pessoas devemos buscar dentro de nossa tradição mística que nos reanime a sua prática?

O que poderia capacitar realmente para um maior entendimento da fé?

Que ensinam outras tradições de fé que poderiam ser de interesse para nós?

Como comparar entre si, diferentes tradições de fé e como estas poderiam ajudar a curar nosso corpo, mente e alma?

Como diferenciar entre o que é verdadeiro progresso e o que pode afetar-nos negativamente?

Como exercitar nossa faculdade de pensar e sentir de forma benéfica?

Como entender a verdadeira história de uma tradição?

Muita informação pode ser obtida proveniente da OIDA-terapia, porém finalmente, todos temos que seguir nosso próprio caminho de busca de ideais e exemplos que nos guiarão no desenvolvimento de uma fé em particular.

A OIDA-terapia apresenta seu critério de discernimento, para que o praticante descubra, com a ajuda de sua voz interna, quão perto está dos ensinamentos das diversas escolas tradicionais e dos valores que estas professam.

A OIDA-terapia começa a partir do conhecimento geral sobre a fé e sua origem e impacto no pensamento humano.

A palavra OIDA significa “Eu sei” em grego. Somos abertos a tudo o que a gente afirma saber, especialmente aquilo que tem ajudado as pessoas a manter seus valores e sua saúde mental.

Em geral, a OIDA-terapia nos anima a fazer uma reflexão crítica e profunda sobre nossa própria forma de pensar. (...)

A tese principal da OIDA-terapia é que a fé em uma tradição espiritual é geralmente construtiva e benéfica tanto a nível individual como social. Se tal fé é protegida por alguns dos valores de sentido comum, e incrementada pela inclinação para o amor universal. Todos poderemos ser enormemente beneficiados. (...)

Esperamos e imploramos que esta apresentação de OIDA-terapia possa ser bem recebida como um esforço de ajudar a restaurar a fé e a revelar o significado da vida de qualquer individuo que esteja buscando-a."

“Todos devem ser felizes. Esta deve ser a meta de nossos esforços".
(A.C.Bhaktivedanta Swami Prabuphada)




Nenhum comentário:

Postar um comentário