segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Oida Terapia no jornal

Temos uma novidade que com certeza ajudará muitas pessoas... A Oida Terapia participará semanalmente de um jornal de Goiás com artigos sobre autoconhecimento, espiritualidade valorizando todas as tradições místicas.
Leia abaixo um desses textos escritos por Dauto (Radha Madhava).

Se prepare pois em fevereiro as atividades da Oida Terapia voltam!! Em breve divulgaremos mais informações.






Artigo publicado no jornal "O Diário de Notícias" da cidade de Catalão, GO no dia 10/01/2011



Espaço semanal dedicado a todas as tradições místicas (religiões). Escreva para nosso correio eletrônico (vento12branco@yahoo.com.br) e conte suas dúvidas, sugestões, problemas, angústias ou compartilhe conosco sua experiência de fé.


Hoje vamos concluir nosso bate-papo sobre Depressão¹. E a conversa agora é com você, que convive com pessoas que sofrem deste mal. Imagino que pense muito no quão difícil é lidar com ela, principalmente quando o problema está na família. Mas você já parou para pensar que esta pode ser uma oportunidade perfeita para se aproximar daqueles que ama, entendendo melhor suas fraquezas e vitórias? O caminho para a recuperação, de qualquer problema, é muito mais fácil quando contamos com o apoio e o amor das pessoas que nos são queridas.


O primeiro passo a ser dado é ajudar a pessoa deprimida a se submeter a um diagnóstico e um tratamento médico adequado. Ofereça apoio emocional, que inclui compreensão, paciência e amor. Ouça o que ela tem a dizer e não menospreze seus sentimentos, ofereça esperança. Seja positivo sempre e valorize o bom e o belo que cada um possui interiormente. Fique atento caso a palavra “suicídio” seja citada em alguma fala e exponha isso ao profissional médico responsável pelo tratamento.

Incentive a pessoa a fazer caminhadas, passeios, esporte ou atividades que lhe davam prazer anteriormente, mas se ela se recusar, compreenda e prossiga insistindo. É importante que você participe destas atividades também, sempre que possível. Ofereça-se para fazer pequenas tarefas como preparar os alimentos (que devem ser ricos em vegetais e frutas) ou organizar a casa. Lembre-se: dependendo do estágio da doença, o simples fato de levantar da cama parece uma tarefa impossível. Nunca acuse alguém neste estado de se fingir doente ou de ser preguiçoso, nem espere mudanças muito repentinas. Com o tratamento adequado, o deprimido logo se sentirá melhor e será capaz de tomar as rédeas de sua vida. Compreensão é a palavra chave.

Outro ponto importante: cuide-se. Em muitos casos de depressão, a família se deprime também, aumentando o problema. Reconheça que você é humano e possui suas próprias necessidades e valores e não se contamine com a depressão alheia. E para isso, o melhor de todos os remédios é a fé em Deus. E nesse caso, a fé pode ajudar a todos, indiscriminadamente.

Se você já segue uma tradição mística (religião), ótimo. Busque ajuda junto aos dirigentes (padres, pastores, monges) ou pessoas que lá frequentam. Ore muito e participe das atividades que são oferecidas no lugar sagrado de sua escolha. E faça o mesmo com a pessoa deprimida: leva-a com você ou então vá com ela na igreja ou templo que lhe agrada. Incentive a fé e o amor em Deus. Caso o paciente não siga uma tradição mística, auxilie nesta busca, pois é nela que a verdadeira cura pode ser despertada.
Mas se é você que ainda não encontrou um caminho espiritual, então este é o momento. A fé é a melhor companheira de nossa vida, em qualquer circunstância. Busque lugares que lhe pareçam agradáveis, com pessoas confiáveis. Visite, conheça as igrejas e templos das diferentes tradições místicas (religião) de sua cidade e deixe seu coração escolher.



Caso seja um daqueles céticos inveterados e não acredita que a fé em Deus pode auxiliar em nada, muito menos na cura da depressão, então a revista Science Daily² vai poder te ajudar:
"Crença num Deus que se preocupa (com a nossa vida) melhora a resposta ao tratamento médico para a depressão"
Com este título em seu artigo, a Science Daily, levou a cabo um estudo com 136 adultos no "Rush University Medical Center e, de acordo com o artigo, "o estudo verificou que aqueles que tinham uma forte crença num Deus pessoal e preocupado eram mais susceptíveis de evidenciar melhorias." E ressaltou que os "clínicos precisam estar cientes do papel da religião na vida dos pacientes”.
Se a ciência está aos poucos se curvando ao poder de Deus, então.....faça o mesmo! Busque uma tradição mística (religião) que seu coração aprove e vida feliz! Isso vai ser bom pra você e para sua família. E como diz Santa Teresa de Ávila “Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta.”

Até a próxima semana. Paz e luz em seus dias, Deus está com você.


¹ Não nos referimos neste artigo aos aspectos fisiológicos ou psicológicos da doença. Aconselhamos a todos os diagnosticados com “depressão” a seguir o tratamento médico prescrito pelo profissional de saúde competente.

Por Dauto Barros*

* Dauto Barros é Engenheiro Químico com Especialização em Energias Alternativas, Terapeuta Natural e responsável pela divulgação no Brasil do Projeto Mundial de Psicologia Perene ou “Oida-terapia”, um novo conceito terapêutico que busca integrar elementos da psicologia atual a diferentes caminhos místicos do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário